Recebeu um cartão de crédito sem pedir? Veja o que fazer


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A prática é ilegal e passível de indenização ao cliente, caso este recebeu um cartão de crédito sem prévia solicitação. Porém, as operadoras continuam enviando-os com limites pré-aprovados para as casas de possíveis clientes.

A explicação: quando um indivíduo recebe um novo cartão, cabe à ele decidir se o ignora ou desbloqueia-o para uso.

Isto qualificaria um novo contrato que abrange desde taxas administrativas à juros referentes a atrasos ou parcelamentos de faturas.

Os cartões são um dos principais produtos e serviços de muitos bancos. Através deles, consegue-se uma ficha sobre a qualificação de cada cliente.

O que possibilita abrir novas portas para relacionamento, como financiamentos, conta corrente, entre outros.

Publicidade
Publicidade
Se você recebeu um cartão de crédito sem ter solicitado, poderá recorrer de cobranças futuras
Todos os dias, milhares de cartões são emitidos. Foto: internet

Se você recebeu um cartão de crédito sem ter solicitado, poderá recorrer de cobranças futuras

Existe uma lei que proíbe bancos e instituições financeiras de agirem de tal forma. Mas ainda há quem faça isto no mercado. De acordo com o Código de Proteção ao Consumidor, a prática não está de acordo com as normas do mesmo.

Leia também: Cartão de crédito sem anuidade. Peça já o seu!

Se recebeu um cartão, poderá ignorá-lo numa gaveta ou destruí-lo e descartá-lo sem se preocupar. Desde que não o tenha desbloqueado, pois isto garante não haver vínculos com a empresa que o ofertou.

Porém, em alguns dias poderá chegar até sua residência cobranças relativas à ele. Como por exemplo, taxas de anuidade ou de adesão. O destinatário do serviço poderá abrir uma reclamação junto ao Órgão de Defesa do Consumidor, anexando provas da não solicitação.

Estas dívidas foram adquiridas de forma involuntária (não pagamento das taxas do cartão). A consequência: ter o nome inserido nos Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC/SERASA).

Veja também: Cartão de crédito para negativados: Sem consulta ao SPC

O cidadão poderá abrir uma reclamação junto ao PROCON, munido das cobranças indevidas e seus prejuízos, financeiros e/ou morais.

Feito isto, os procedimentos para a exclusão do nome da lista de mau-pagadores serão realizados e a financeira responsável pelo envio do cartão e cobranças, poderá ter de arcar com indenizações e multas.

Essas empresas conseguem os dados pessoais de possíveis novos clientes de forma muito facilitada. Para evitar estes acontecimentos é bom responder à pesquisas sobre interesses nos serviços prestados por elas na internet.

Também há locais onde oferecem adesão de cartões deliberadamente, como em supermercados e lojas.

Evite preencher seus dados como nome, telefone e endereço em sites não confiáveis. Lembrando de desmarcar a opção que solicita permissão para envio de mala postal, news letter ou afins.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado.

log in

reset password

Back to
log in