Negócios em casa; tenha sua independência financeira


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quem nunca pensou em ter o seu próprio negócio? Ajustar seu horário às suas necessidades, ser o próprio chefe, e conquistar a tal sonhada independência financeira?

Novidades! Para muitos brasileiros, esse sonho já é realidade. Com o aquecimento da economia, muitos decidiram se tornar empreendedores, e a maior parte desse grupo é composto por mulheres. Conforme informações do Sebrae, temos mais de 21 milhões de empreendedores no Brasil, e 49% são mulheres!

Negócio em casa tenha sua independência financeira. Conheça tudo

Algumas dicas preciosas para quem almeja começar o próprio negócio e ser bem-sucedido

A primeira pergunta é: que tipo segmento entrarei? Como sabemos, o mundo corporativo é vasto e ter o negócio próprio requer começar com algo que você saiba.

Bem possível, transformar um hobby em uma forma de renda extra, e com isso complementar o orçamento doméstico.

Publicidade

Existem várias ideias que podem ser seguidas e já são utilizadas por outros, como por exemplo, o artesanato em seus vários setores: bijuterias, serviço de quentinhas/marmitex, fabricação de doces e salgados caseiros, serviços prestados de consultoria, fabricação de biscoitos, venda direta de produtos e até merenda escolar.

Cursos especializados

No momento de escassez de pessoas qualificadas, as empresas buscam por profissionais que estejam atualizados ou pelo menos tenham uma boa experiência no cargo pretendido.

Entendendo isso, várias empresas que atuam no ramo de cursos preparatórios, oferecem algumas formas de auxílio para quem busca uma oportunidade, mas, não tem como arcar com os valores para fazer um investimento em sua carreira, o SENAI, por exemplo, disponibiliza 27 cursos gratuitos em sua grade de ensino online para quem quer enriquecer os conhecimentos e acrescentar um a mais no currículo.

Montando um negócio em casa

Existem inúmeras vantagens de se começar um negócio dentro de casa: fugir do trânsito, ficar perto da família, ter um horário flexível de trabalho, menos recursos para investir inicialmente, como aluguel de espaço e móveis, poder economizar nas refeições, não perder tempo em deslocamentos.

Mas devemos lembrar que nem tudo são flores, é preciso ter disciplina nesse tipo de empreendimento para que se tenha êxito em seu escritório dentro de casa, separá-lo das atividades em família, e também manter uma boa carga horária para não exagerar demais e esquecer de outros compromissos.

O maior marco é a mudança da rotina. Em 90% dos casos, quem faz essa opção não tem do que reclamar, dizem levar uma vida mais tranquila e saudável, mesmo trabalhando as 8 horas diárias.

Negócio em casa tenha sua independência financeira. Conheça tudo

Os consultores do SEBRAE ainda recomendam que se mantenha o foco e dá umas dicas boas:

  • Primeiro arrume um lugar separado para montar seu escritório, um cômodo que será utilizado só para isso, assim você se concentrará melhor, livre das atividades diárias da casa;
  • Equipe o local com tudo o que você precisará em termos de estrutura física, como você faria se alugasse um lugar;
  • Mantenha um telefone comercial, isto é, separado do residencial, que funcionará no horário estipulado. Assim, você mantém o profissionalismo. Imagine você atender clientes em meio a gritaria de crianças ou o barulho do aspirador de pó?

Conheça seu ramo de atuação

Mais uma dica preciosa é: conheça bem a área em que você irá atuar, e busque toda informação possível, também veja se há concorrentes próximos, bem como os preços das transações.

Um exemplo: você venderá artesanato, do que precisará? Primeiro, deve-se responder essas perguntas. Qual é o meu custo inicial? Tenho concorrentes onde venderei esses produtos? Qual o preço praticado no mercado desses produtos? Já montei minha marca? Como a divulgarei? Esse conhecimento é fundamental para que o seu empreendimento seja um sucesso.

O SEBRAE ainda sinaliza a importância de sair do anonimato se tornando um Microempreendedor Individual. Desta maneira, você pode emitir notas fiscais aos seus clientes, conseguir linhas de crédito junto à bancos, investir em aumento de produção e até atender demandas de outras empresas.

Finanças

É primordial ter cuidado com as finanças, pois, muitos pequenos negócios fecham no primeiro ano. Então, precisará de organização e planejamento dos seus ganhos para manter em equilíbrio seus lucros e despesas. Existem vários programas gratuitos na internet que auxiliam pequenos empreendedores a manterem suas contas em dia.

Invista em capacitação

No SEBRAE existem diversos cursos de capacitação empresarial e treinamentos gratuitos para pequenos e microempresários, que o ajudarão no seu empreendimento, principalmente no início.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado.

log in

reset password

Back to
log in