10 dicas imperdíveis para você economizar dinheiro ainda hoje


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O tema de hoje abordará dicas imperdíveis para você economizar dinheiro. Economizar, ter uma poupança nos dias de hoje é bem útil, pois no meio de qualquer tribulação, você protegerá a sua renda familiar. Porém, sabemos que nem sempre se torna uma tarefa fácil poupar esse dinheiro.

10 dicas imperdíveis para você economizar dinheiro ainda hoje

1. Controle das despesas essenciais

Esse é o início para que você consiga alcançar o objetivo de poupar. Primeiro, é necessário obter o dinheiro certo para pagar todas as suas despesas mensais, e que esse valor de gastos seja menor o salário recebido.

Como fazer: coloque no papel todas as despesas mensais, como supermercado, água, luz, telefone e outros. Detalhe: não esqueça da academia e passeios. Saber exatamente quanto se tem de receita e de despesa, no início parece complicado, mas depois vira um hábito e que facilitará muito na hora de economizar.

2. Faça uma lista de itens dispensáveis

Analise com frieza o que realmente é necessário, por exemplo, aquela ida ao restaurante semanal poderia ser substituída por uma ida a um parque público e deixar o restaurante para no máximo duas vezes por  mês… aquela roupa que não precisa ser comprada só porque está em promoção. Acredite, com pequenos cortes, sua poupança vai crescer.

3. Pague suas contas em dia

Todas as contas pagas até o vencimento te dão o famoso “sossego de juros”, isto é, você não terá que pagar o valor acrescido de outras despesas. Pode não parecer, mas se colocar na ponta do lápis, em um ano, se esse valor for colocado até numa poupança simples, aumentará a receita familiar, pois em nosso país as taxas são absurdas, principalmente as que mais se atrasam, como o caso do cheque especial e do cartão de crédito.

10 Dicas imperdíveis para você economizar dinheiro ainda hoje

4. Tenha consciência na hora das compras

Voltamos a falar das compras. Quem nunca exagerou nem que seja nas compras do mercado, comprando o que não iria consumir no prazo levando prejuízo com isso, e aquela roupa da promoção que não sai do armário? Já parou para pensar que se você tivesse aplicado esse valor ao invés de perder, você iria ganhar dinheiro? A compra por impulso ainda aflige muitos brasileiros, então pare para refletir antes de comprar. Vamos dar um exemplo:

Se você, ao invés de gastar, por exemplo, o valor de R$2.000,00 por um ano numa aplicação com taxa de juros de 1,5% ao ano, no final do período você resgataria o valor de R$ 2.391,24. Agora pense se essa não é uma boa economia?

5. Utilize o cartão de crédito de forma inteligente

Vamos falar dos famosos e perigosos cartões, que sua praticidade fazem a renda familiar se desequilibrarem num piscar de olhos, pois, se ao passar o cartão não somarmos e calcularmos o débito futuro, teremos problemas adiante, por isso, deve ser utilizado com sabedoria. Uma boa dica é utilizá-lo só para compras maiores e pagando sempre a fatura no valor total, assim fugindo dos seus encargos altíssimos.

6. Comece a usar um bom aplicativo de gestão financeira

Para facilitar o processo de poupar seu dinheiro e formar uma gorda poupança, já existe no mercado, aplicativos destinados à função de fazer o controle de entrada e saída de dinheiro das contas domésticas. O Mobilis, por exemplo ,Né um programa que se torna seu aliado, nele, você registra todas as suas receitas e despesas, incluindo sempre as pequenas. Pode não parecer, mas faz toda diferença no final do mês.

10 Dicas imperdíveis para você economizar dinheiro ainda hoje

7. Troque dívidas caras por outras mais baratas

Esse é um detalhe importante, principalmente para quem está com dívidas pendentes. Opte por trocar contas muito altas por outras mais em conta. Por exemplo, se sua dívida é com cheque especial que tem taxas absurdas, você pode adquirir um empréstimo, assim você pagará uma taxa fixa e parcelas de acordo com o seu orçamento.

8. Tenha objetivos e estabeleça uma quantia para poupar

Agora com a conta enxuta, é hora de definir o quanto você quer poupar. Esse passo é importante para garantir o foco na economia destinada à poupança. Busque estabelecer valores a serem alcançados. Busque um objetivo pequeno também, como uma viagem ou um aumento da casa. Isso ajuda e ter uma meta é muito importante, pois, facilita muito o processo para se alcançar o valor estabelecido.

9. Escolha como vai guardar o dinheiro

Dica de como aplicar esse valor adquirido: no Brasil, existem várias formas de se aplicar dinheiro. A maioria prefere a poupança, mas existem outros como o fundo de renda fixa, que rende bem melhor que a poupança, pois o regime é de juros sobre juros, e no final da aplicação você terá a sua renda bem valorizada e poderá aplicá-la como quiser depois, mantendo uma parte na renda fixa e empregar a parte restante em outra área, como o CDB, por exemplo, ou até em outros fundos de investimentos.

10. Aumente a renda por meio de um talento rentável

Essa é uma boa opção para quem tem um hobby que quer transformar em um dinheirinho extra. Muitas pessoas fazem artesanato, outras entram no ramo da alimentação fazendo bolos e doces, tem as que fazem enfeites personalizados para festas e outros fazem um trabalho como freelancer nas horas vagas, prestando serviços mais exclusivos à clientes, como massoterapia e consultoria.

Esperamos que essas dicas possam ajudar a todos aqueles que desejam aumentar a sua poupança e assim garantir que mesmo em tempo de crise, a renda familiar não sofra abalos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado.

log in

reset password

Back to
log in